domingo, 29 de dezembro de 2013

Curso Arduino 02 - Microcontrolador AVR


O microcontrolador normalmente utilizado nos modelos mais comuns do Arduino (Duemilanove e Uno) é o Atmega328, pertencente a família AVR. Esta família possui outros membros como o Atmega8, Atmega168, Atmega328-AU (SMD) além dos pequenos Attiny45, Attiny85, etc.

A família é realmente grande e o mais interessante é que o Arduino pode ser utilizado para programar a maior parte deles!!

Microcontroladores ATmega

O microcontrolador utilizado no arduino é o Atmega328, porém, existe uma infinidade de outros modelos e fabricantes diferentes. Eu pessoalmente, utilizo muito o Atmega8 por ser mais barato e fácil de encontrar, pois, muitos projetos principalmente de automação residencial, não consomem tanta memória que justifica a utilização de mais de 8Kb de código.

ATmega

                                      


ATtiny





Especificações Técnicas

Na imagem abaixo é possível ver o datasheet (fola de dados) do microcontrolador Atmega328 que é exatamente o mesmo do Atmega328 do arduino. Quem pretende avançar com o Arduino deve ter esta imagem salva e, se possível, decorar o nome dos pinos. Basicamente é importante saber que os Pinos PD e PB (de 0 à 7) referem-se às portas digitais nesta mesma ordem e os PC referem-se às portas analógicas também na ordem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário