domingo, 29 de dezembro de 2013

Curso Arduino 00 - Apresentação e Ementa



Olá Pessoal, meu nome é Eduardo Nunes e este Curso de Arduino foi criado para ser mais uma referência no ensino de programação embarcada para microcontroladores.

A Microeletrônica está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas e podemos citar exemplos de equipamentos de uso diário que itulizam esta tecnologia como microondas, celular, mouse, ar condicionado, vidro-elétrico, relógio digital, televisão, aparelho de som, leitor biométrico, caixa-eletrônico de banco, catraca eletrônica, letreiros em led, leito de smart card, impressora, máquina de cartão de crédito, etc.

Atualmente o ramo da automação residencial (domótica) tem ganhado também um enorme destaque. Já pensou em abrir a porta, comandar a tv, som entre outros equipamentos, todos pelo celular? Ligar a luz ou até mesmo deixar que elas sejam ligadas em horários pré-definidos, controlando tudo do seu web browser em qualquer lugar do mundo? Tudo isso já faz parte da nossa realidade e aos poucos vai tomando cada vez mais espaço.

Um grande "professor" que tem atualmente ganhado destaque é o Arduino, uma placa onde podemos programar o chip através de uma IDE no PC e enviar os dados via USB de forma simples e rápida. Com a placa programada, as portas físicas do chip podem re´produzir o que aconteceria sem precisar realizar soldagem.

Este curso possui um grande diferencial, pois, normalmente utiliza-se a própria placa para programar, deixando algumas pessoas que ainda não a possuem sem poder realizar os experimentos. Com este curso é possível para qualquer um, mesmo que ainda não comprou seu Arduino, fazer os projetos utilizando um software chamado Proteus ISIS e uma bilbioteca criada pelo microcontrolandos.blogspot que simula o desenho da placa Arduino com todas as suas funcionalidades.

Se você está iniciando agora, será uma excelente experiência conhecer mais a fundo a microeletrônica e, se já for mais experiente, terá a oportunidade de conhecer outros componentes e CIs que talvez ainda não tenha trabalhado por não possuí-lo fisicamente.

O curso não possui um foco teórico em eletrônica e sim prático, portanto, caso tenha alguma dúvida sinta-se a vontade para mandar um e-mail ou psotar comentário. Por este motivo, teremos no final da página, links para excelenter referências bibliográficas de livros.

Logo abaixo é possível ver a Ementa do curso, porém, surgindo a necessidade, a lista poderá ser alterada.

EMENTA

Nível Básico

Introdução ao Arduino

Microcontrolador AVR

Software Proteus ISIS

LED
          Simples
          RGB
          Bar Graph
          Led Matrix (Matriz de Leds)

Botões
          Acionamento
          Keypad / Teclado Numérico

Display
          7 Segmentos
          7 Segmentos com 4 caracteres
          LCD

Sensores
          Luminosidade
          Temperatura
          Presença
          Ultrassônico (Sensor de Estacionamento)
          Infravermelho (Tv)


Nível Intermediário

Motores
          DC (Transistores e Ponte H)
          Motor-de-Passo (ULN2003 e L293D)
          Servo Motor


Nível Avançado

Comunicação
          SPI
          I2C
          Ethernet

Comunicação sem Fio
          Bluetooth
          Wireless

Touch Screen

TVvOut

SD Card

Um comentário: